


“É o meu melhor presente de Natal.” Essa foi a reação, espontânea, da dona-de-casa Aparecida Campos Moreira Martins ao receber, das mãos do prefeito de Imbé de Minas, João Batista da Cruz – Batista do Sindicato, a escritura do seu imóvel registrada em Cartório, de forma totalmente gratuita, por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) – “Morar Legal”. Para ela, o documento representa a realização de um sonho. “A gente sempre sonhou com isso, sempre buscou essa segurança”, afirmou.
Pais de três filhos – entre os quais Emanuel, de apenas dois meses de idade, que dormia nos braços da mãe -, Aparecida e seu marido José do Carmo Martins formam uma das 103 famílias do bairro Vitória que receberam os títulos de propriedade dos seus imóveis em solenidade que lotou o salão da Câmara de Imbé de Minas, na tarde sábado (21/12). Há mais de 20 anos eles possuem um lote no bairro, e sonhavam com a sua regularização, o que só foi possível por meio do programa “Morar Legal”. O programa foi lançado em 2022, e já beneficiou outras 155 famílias dos núcleos Vitória e Escola Estadual I e II, que receberam suas escrituras em julho último.
Moradora de Imbé de Minas há 56 anos, sendo 30 deles no bairro Vitória, Maria de Lourdes Mendes da Silva Nascimento também não escondeu a alegria. “Quando eu me mudei para o bairro Vitória era apenas um grande pasto. Era difícil até de imaginar a regularização da área, ninguém tinha escritura. Receber a escritura, agora, é motivo de muita emoção. Esse documento vale ouro”, comparou dona Lourdes.
TRABALHO CONTINUA – Reeleito para mais um mandato, o prefeito Batista do Sindicato garantiu que o “Morar Legal” terá sequência. A Prefeitura está investindo recursos próprios, e a previsão é que, no total, sejam regularizados aproximadamente 2 mil imóveis, trabalho que está sendo executado pela empresa Versaurb Geoinformação, Engenharia e Arquitetura, de Caratinga, contratada por meio de licitação e com grande experiência em REURB. Conhecedor dos problemas fundiários existentes no município – emancipado de Caratinga em 1995 – e da realidade da população, com a experiência de quem sempre atuou na direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imbé de Minas, Batista do Sindicato garantiu que o “Morar Legal” é hoje uma política municipal. “Estamos fazendo a regularização fundiária como forma de dar mais dignidade e segurança às famílias. Com a REURB também estamos movimentando o setor econômico. Ao final, ver a alegria das pessoas ao receberem as escrituras dos seus lotes é a grande recompensa”, concluiu o prefeito.